Carcassonne é um jogo de colocação de peças modulares, onde cada ladrilho representam um pedaço do sul da França. Cada jogada consiste em compra e colocar uma nova peça, que precisa ser encaixada preservando as formas topológicas dos desenhos. Cada peça irá expandir o tabuleiro e você deve tentar controlar áreas como uma cidade (Cavaleiro), uma estrada (Ladrão), um mosteiro (Monge) ou dos campos (Fazendeiros) para ganhar pontos. Essa marcação é feita adicionando um um seguidor (meeple) em uma das áreas de pontuação mencionadas dentro do ladrilho adicionado. Os seguidores ficarão presos até que a área seja completada, portanto, como a quantidade de meeples é limitada (7 no jogo base), a escolha de colocar ou não um destes marcadores permeia todo o jogo – sempre estará se perguntando “vale a pena tentar controlar aqui?”. Cada vez que é finalizada uma cidade ou uma estrada o meeple volta ao seu dono, e o local é pontuado. Mosteiros com todas as áreas a sua volta preenchidas também engatilhem a pontuação e o meeple retorne. Fazendeiros nos campos não retornam e irão pontuar apenas no final do jogo.
Carcassonne além de ser o jogo que inventou o marcador do Meeple (my+people) se tornou um novo clássico moderno dos jogos de tabuleiro, altamente acessível à iniciantes, mas com camadas estratégicas tão fortes que se tornou um jogo com diversos torneios e competições mundiais.
Prêmios & Honras:
2012 * Ludo Award Best Board Game Editor's Choice - Ganhador
2004 * Vuoden Peli Family Game of the Year - Ganhador
2004 Hra roku - Indicado
2002 * Årets Spel Best Family - Ganhador
2001 * Spiel des Jahres - Ganhador
2001 * Spiel der Spiele Hit mit Freunden - Recomendado
2001 Nederlandse Spellenprijs - Indicado
2001 International Gamers Awards - General Strategy; Multi-player - Indicado
2001 * Deutscher Spiele Preis Best Family/Adult Game - Ganhador
2000 * Meeples' Choice Award
Complexidade: 1,89 / 5
(BGG 18/05/2024)